sábado, 11 de outubro de 2008

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO

O Sistema Nervoso divide-se em:


Sistema Nervoso Central:

Coordena todas as informações que são recebidas pelo corpo. Todos os estímulos do ambiente captados pelos órgãos dos sentidos, além das informações do próprio corpo (percebidas pelos órgãos sensoriais internos), são enviados ao SNC. Ele então se encarrega de processar a informação e enviar a resposta ao local do estímulo.

*Encéfalo:

É a parte superior dos centros nervosos; encontra-se alojado na caixa craniana. Fazem parte dele o:

- Cérebro

Está relacionado com a maioria das funções do organismo, como a recepção de informações visuais no vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.

- Cerebelo

É o centro do equilíbrio e da coordenação dos movimentos voluntários e das faculdades intelectuais, correspondendo à parte do encéfalo situada na base do crânio, na região posterior do cérebro. Compreende uma parte mediana, o vérmis, e duas partes laterais, os hemisférios cerebelosos. A sua superfície apresenta circunvoluções menores, mas mais numerosas que as do cérebro. É também formado por uma substância cinzenta, no córtex, e por uma substância branca, no interior, tendo aí uma configuração ramificado.

- Bulbo

Intervém nos movimentos circulatório e respiratório e, ainda na produção de secreções, correspondendo à parte inferior do encéfalo, compreendida entre a protuberância anular e a espinal. Localiza-se diante do cerebelo encontrando-se parcialmente introduzido no canal raquidiano. Na face posterior possui uma escavação, o 4º ventrículo, oculta em parte pelo cerebelo.

- Ponte

Sua função é transmitir informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com o centro hierarquicamente superiores.

*Medula espinhal

É a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.
Suas principais funções são:
>Conduzir impulsos nervosos do corpo para o encéfalo
>Produzir impulsos nervosos coordenando atos como, por exemplo, o reflexo involuntário.


Sistema Nervoso Periférico:

O Sistema Nervoso Periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.

*Sistema Nervoso Periférico Somático:

Nervos com fibras sensoriais e motoras que conferem controle voluntário à musculatura esquelética.

- Nervos cranianos

São os nervos ligados ao encéfalo. Possuímos doze pares de nervos cranianos, responsáveis pela intervenção dos órgãos do sentido, dos músculos e glândulas da cabeça, e também de alguns órgãos internos.

- Nervos raquidianos

Dispõem-se em pares ao longo da medula, um par por vértebra. Cada nervo do par liga-se lateralmente à medula por meio de duas "raízes", uma localizada em posição mais dorsal e outra em posição mais ventral.
A raiz dorsal de um nervo espinal é formada por fibras sensitivas e a raiz ventral, por fibras motoras.

*Sistema Nervoso Periférico Autônomo:

Nervos com fibras sensorias e motoras que conferem controle aos mecanismos involuntários e vitais (funções vegetativas) fundamentais à homeostase (equilíbrio dinâmico do metabolismo) como a concentração da musculatura lisa das vísceras, a secreção glandular, os ritmos cardíaco e respiratório, etc.

- Simpático e Parassimpático

São dois conjuntos distintos de nervos que controlam, em geral os mesmos orgãos de forma antagônica. Os nervos simpáticos têm ação excitatória sobre tais órgãos, colocando o organismo em estado de prontidão e alerta em situações de stress. Os nervos parassimpáticos atuam inibindo a atividade destes órgãos levando o organismo a um estado de relaxamento.





Nenhum comentário: