segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Principais Células do Sistema Nervoso




As micróglias são células macrofágicas especializadas que são encontradas no sistema nervoso central. Seu aspecto morfológico permite incluí-las dentro do grupo de células denominadas “dendríticas”, devido aos prolongamentos de seu citoplasma. Outro motivo para incluí-las como parte do sistema imunológico é a sua capacidade de apresentar antígenos, além da presença de moléculas relacionadas a essa função imunológica, como a CD45 e moléculas do sistema maior de histocompatibilidade de classe II. (mostrada na primeira imagem)


Os astrócitos são células grandes, que apresentam um importante leque de ramificações citoplasmáticas. Na vida embrionária, formam parte da rede que guia o desenvolvimento das células nervosas. Sua associação com os capilares do sistema nervoso permite que funcionem como uma “alfândega”. Fazem parte da barreira hematoencefálica e são responsáveis pelo intercâmbio de fluidos e eletrólitos entre o sangue e o parênquima nervoso.(mostrada na segunda imagem)


Os oligodendrócitos são as células responsáveis pela formação do revestimento de mielina dos neurônios do sistema nervoso central. Diferente do que ocorre no sistema nervoso periférico, um só oligodendrócito pode mielinizar vários prolongamentos nervosos. Seu núcleo apresenta a cromatina moderadamente condensada e seu citoplasma gera um halo claro, ao redor do núcleo. Possuem poucos elementos do citoesqueleto, um vigoroso complexo de Golgi e um grande número de mitocôndrias.
(mostrada na terceira imagem)

Nenhum comentário: